sábado, 3 de outubro de 2009

Arte Brasil no XIII ENEARTE




O Projeto Arte Brasil deixou sua marca em Salvador no XIII Encontro Nacional de Estudantes de Arte. Sob o forte calor da Bahia, o Professor e Artista Plástico Marcos Andruchak, foi brilhante mais uma vez. Foram dois painéis envolvendo mais de 20 pessoas na sua execução. Convidado especial do evento, seu trabalho e sua postura me deixaram orgulhosa de tê-lo como professor.
Como o evento era um encontro de estudantes, o professor nos permitiu opinar e definir a escolha das cores. A experiência foi emocionante porque saímos da área de execução para a área de coordenação. Esta forma de ensino-aprendizado é riquíssima e nos incentiva a continuar em busca do saber. Ao mestre que sempre está nos dando oportunidades de aprender, OBRIGADO.



Diante da oportunidade de fazer mais de uma obra, o mestre não resistiu a pintura mural que visualizou mentalmente ao olhar para uma parede com mais de 20m de extensão por 05m de altura. Como o fundo era escuro, ele decidiu fazer uma obra diferenciada onde a pintura privilegia o desenho e a forma. Neste fragmento do mural, vejo seu auto-retrato em função das duas atividades que exerce. O exercício de ambas torna este homem uma pessoa completa e realizada profissionalmente. Sua animação era visível durante todo o trabalho.

Para concluir, gostaria de registrar o meu agradecimento pela sua paciência com alguns de nós, pelo seu empenho para que pudéssemos viajar com conforto, por estar presente durante todo o evento e por ser a pessoa maravilhosa que és.



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Professor e Artista Plástico Andruchak me surpreende novamente. Dando continuidade ao Projeto Arte Brasil, ele está concluindo mais um painel mural no IF-RN utilizando uma técnica diferenciada: o desenho é riscado sobre uma camada de cimento levemente úmida e, utilizando uma espátula, faz-se algumas retiradas para dar um efeito de relevo. Para destacar ainda mais o processo, algumas partes permanecem sem pintura. As cores vibrantes sobre o cimento deixam a obra mais bonita, com aspecto de "vida latente".
Convido a todos a visitarem o IF-RN e ver de perto esta obra-prima doada e elaborada com muito carinho pela equipe do Arte Brasil e colaboradores do IF-RN.