terça-feira, 28 de julho de 2009

Mossoró recebe o Projeto Arte Brasil

Assim começou nossa saga em Mossoró. A primeira tarefa era encontrar o muro que receberia uma pintura em andruchakês retratando um fato importante desta cidade. Flávio, membro da equipe, sugeriu este (ver imagem abaixo). Pensamos que pertencia a um orgão público, mas logo descobrimos que pertencia a mãe do Sr. Alexandre, Dona Maria Luiza. Autorizados pelos proprietários a realizar a pintura, decidimos que começaríamos depois do almoço.



O trabalho teve início as 13h e o tempo não estava muito firme. Lá pelas 16h, começou a chover. O professor se apressou a cobrir o desenho riscado a carvão com a tinta preta, para não perder o desenho para a chuva. Esta estratégia fez ele descobrir que fazer o desenho utilizando o pincel agilizava o trabalho. A noite caiu e a chuva ainda insistia quando fizemos uma pausa para saborear um delicioso lanche preparado por Dona Maria Luiza. Sua família estava reunida e eram muito animados.



Parece mentira, mas estou vestida assim em Mossoró! A chuva passou e uma neblina fez companhia a equipe que entrou noite adentro pintando. A família de Dona Maria Luiza apreciou, colaborou e ajudou até tarde. Café, água, biscoitos,tinta,entre outros, foi providenciado para o trabalho não parar. O que mais me impressionou foi a temperatura da água da rua: 50ºC!!! Todo nosso material foi escaldado. Era inacreditável tal acontecimento. A explicação foi dada pelo filho de Dona Maria Luiza: estávamos próximo ao poço nº01 da Caern com profundidade tal que atingiu um lençol de águas quentes.



Quando o relógio já tinha passado das três da manhã o painel foi finalizado. O artista dá seus últimos retoques e se alegra com o que vê. Seu Alexandre acordou e veio ver a obra concluida. Ele fica maravilhado com o resultado, fruto de um "sim" que ele nos deu há algumas horas atrás. Disse-me que irá fazer uma reforma na calçada e colocar luzes para que todos possam admirar a obra.



Partimos de Mossoró deixando o registro vibrante de uma equipe que durante 14h tinha apenas uma meta: deixar a cidade mais bonita após a passagem do Projeto Arte Brasil do Artista-Professor Marcos Andruchak! Acho que conseguimos.

3 comentários:

  1. Parabéns Cláudia, por sua dedicação e grandiosidade neste projeto, que é feito de coração, não só por mim, mas por todos nós. Depois deste elogio ao seu texto, feito pelo professor Vicente Vitoriano, este grande artista plástico e crítico de arte, eu não preciso dizer mais nada. Contudo quero sim ressaltar, que este profissionalismo com que trata todas as atividades que assume só podem refletir uma única palavra em sua carreira: SUCESSO! E quem te conhece, sabe que tenho razão. Valeu Cláudia! Vamos continuar construindo.

    Andruchak
    __________________________
    Artista plástico muralista, Doutor pela ECA-USP, Professor e Vice-Chefe do Departamento de Artes da UFRN. www.andruchak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Andruchak.
    Parabéns, Claudia.
    Abs,
    Lycurgo

    ResponderExcluir
  3. Essa ficou maravilhosa! A cidade tava precisando, né?
    E você escreve um diário de Bordo muito gostoso de ler, Cláudia!

    ResponderExcluir